28 mar

Primeira edição do Made In Minas busca mapear as “mineiridades”

Com o intuito de promover as mais diversas faces do estado de Minas Gerais, o Made In Minas Gerais ocorre no dia 5 de maio na Praça da Savassi.

“Minas, são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” Guimarães Rosa

O evento busca enaltecer o patrimônio e a cultura imaterial do nosso estado, mapeando e apresentando às pessoas belezas ocultas e curiosidades incríveis sobre a nossa terra. O homenageado da primeira edição do evento é o famoso escritor e diplomata brasileiro João Guimarães Rosa (1908-1967), natural de Cordisburgo, cidade mineira que possui cerca de 9 mil habitantes. Mais do que qualquer outro mineiro, Rosa compreendeu as maiores complexidades e os diversos caminhos de Minas e estabeleceu, então, um dialeto específico para o nosso estado. O mineirês de Guimarães Rosa conquistou leitores assíduos e, também, a renomada Academia Brasileira de Letras.

A Praça da Savassi, localizada em Belo Horizonte, é o ponto de encontro para o Made In Minas: com a proximidade da Praça da Liberdade, forma, então, um conjunto cultural com 14 equipamentos museológicos. Grande parte da nossa história é contada ali e, por essa razão, pretendemos oferecer transporte para facilitar o acesso do público ao nosso palco da cultura. O evento conta com espaços especializados para cada tipo de programação.

Nossa programação musical fica por conta do Espaço Sagarana. Reunindo diversos estilos musicais próprios de Minas Gerais,  nos oferece um vasto repertório, com música instrumental e ambiente, além do evento Minas Ao Luar (SESC). Tudo isso valorizando a contribuição da música mineira para o país.

Ressaltando os sabores de Minas Gerais, a programação gastronômica fica com o Espaço Veredas de Sabores. Reunindo os melhores pratos da rica culinária mineira e bebidas especiais (cafés e cervejas incríveis), é a parte mais gostosa dessa primeira edição!

As artes visuais e os artistas mineiros, cada vez mais ousados, compõem o Made In Minas com fotografias, pinturas, esculturas, instalações e performances. O Espaço Guignard busca incentiva assim o interesse do público através de oficinas de arte, exposições ao ar livre, exposição fotográfica e “live painting” com artistas referência em street art.

Os pequenos mineirinhos também tem diversão garantida no Espaço Menino Maluquinho (que leva o nome do personagem do, também mineiro, Ziraldo) com oficinas, palestras, histórias, brinquedos e brincadeiras, além de um espaço cuidadosamente decorado com o tema do Menino Maluquinho.

É no espaço Reinvente-se que a programação de workshops ganha vida. O workshop de moda e o de gastronomia são algumas das atividades que compõem essa programação. Além disso, teremos uma exposição de artesanatos incríveis e da carta de azeites mineiros.

Com toda essas atrações não dá para perder a primeira edição deste evento tão mineiro quanto a nossa própria cultura!