8 maio

Chamada para atuação nos grupos de trabalho da FGM é destaque na reunião de abril

Evento volta a acontecer mensalmente na sede da CDL

 

A reunião plenária de abril da Frente da Gastronomia Mineira marca o retorno do evento à sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). O coordenador da FGM, Ricardo Rodrigues, em nome de todos os membros, agradeceu imensamente a generosidade da CDL em ceder o espaço para a realização das reuniões mensais da Frente, que são um momento importante para o compartilhamento de informações e iniciativas do setor.

A primeira apresentação da reunião teve como tema o Observatório do Turismo, iniciativa de pesquisa e divulgação de dados e indicadores sobre o turismo no estado. Rafael Oliveira, responsável pela equipe do projeto, destaca que o Observatório possui dados importantes para uma melhor compreensão da gastronomia mineira, como por exemplo, o seu grande potencial turístico.

A chamada para atuação em grupos de trabalho da FGM foi um dos temas mais importantes dessa reunião plenária. Após a apresentação do planejamento estratégico no encontro de março, a secretaria executiva iniciou as movimentações para o início das ações previstas no documento. A proposta é agregar os membros para um trabalho conjunto em prol da gastronomia, cada um atuando em áreas que melhor domina. Sobre o assunto, Anderson Rocha salientou que é necessário “descentralizar a contribuição voluntária”, uma vez que todos os membros devem se sentir parte da FGM e contribuir para o seu crescimento e fortalecimento.

Foram apresentados os grupos de trabalho e cada um dos coordenadores que estarão à frente de cada um deles. Para participar, os membros interessados devem entrar em contato com o coordenador do grupo em que deseja atuar, ou enviar e-mail para frentedagastronomia@gmail.com com essa informação. Confira neste link os grupos já definidos e seus coordenadores:

Gastronomia e Cultura Alimentar
Responsáveis:
Flávio Dornas – Conselheiro Estadual de Cultura – Setor Gastronomia (CONSEC MG)
Suplente de Conselheiro Municipal de Cultura – Setor Gastronomia (COMUC BH)
Lucas Brandão – Conselheiro Municipal de Cultura – Setor Gastronomia (COMUC BH)
Contato: fdornas@hotmail.com
Número de membros – Por participação presencial nas reuniões do grupo quando convocado, podendo variar.
Proposta: Grupo consultivo criando para subsidiar a atuação dos conselheiros do setor de gastronomia e cultura alimentar no conselho municipal (COMUC) e estadual (CONSEC) de cultura, sempre que houver demandas de atuação na construção das políticas de cultura relativas ao setor na esfera municipal e estadual.

Turismo Gastronômico
Responsável:
Marina Simião – Superintendente de Gastronomia e Marketing Turístico – Setur/MG
Contato: marina.simiao@turismo.mg.gov.br
Número de membros – Por participação virtual em reuniões, elaboração de documentos e debates e participação presencial nas reuniões do grupo quando convocado, podendo variar.
Proposta: Grupo de estudos criado para debater sobre turismo gastronômico, elaborar documentos, artigos e publicações, trocar experiências e contribuir para o desenvolvimento da temática em Minas Gerais. O grupo poderá também atuar na curadoria de eventos e atividades temáticas realizadas pela FGM.

Saberes e sabores das Minas e das Gerais
Responsável: Flávio Trombino – Restaurante Xapuri
Contato: flavioxapuri@uol.com.br
Número de membros – Por participação presencial nas reuniões do grupo quando convocado, podendo variar.
Proposta: Promover debates e demandas de pesquisas e análises científicas relacionados à cultura alimentar, os saberes e fazeres em consonância com o bem-estar, a saúde e os costumes mineiros. Fomentar as pesquisas acadêmicas nas escolas universitárias em todos os níveis, gerar artigos científicos justificando os princípios, as técnicas aliadas à cultura popular e às influências étnicas. Promover a educação da cultura alimentar mineira nas escolas de ensino fundamental e médio, através de palestras, experiências, feiras, visitas técnicas e análises multissensoriais.

Gestão Operacional FGM
Responsável: Anderson Rocha- MMS Comunicação e Eventos
Contato: anderson22200@yahoo.com.br
Número de membros: voluntários para reunião presencial e que tenham disponibilidade de tempo para trabalhos em campo, máximo 12
Propostas: desenvolver ações efetivas para fortalecimento do movimento voluntário e colaborativo, atuando com ênfase em comunicação e tecnologia. Buscar parcerias para atender as necessidades de funcionamento deste grupo representativo.

Gestão de Articulação Institucional, Apoio e Proposição de Políticas Públicas, Estratégias de Oportunidades
Responsável: Flávia Werneck – Assessora da Diretoria de Promoção e Marketing Turístico da Belotur)
Contato: flavia.belotur@pbh.gov.br
Número de membros – Por participação virtual em reuniões, elaboração de documentos e levantamentos, pesquisas e participação presencial nas reuniões do grupo quando convocado, podendo variar.
Proposta: Mapear continuamente as oportunidades nacionais e internacionais que podem surgir para inserir a gastronomia mineira e a FGM; Identificar iniciativas em setores afins para a apresentação da gastronomia mineira (Ex. moda, música, literatura, etc.); Fomentar a participação institucional e/ou de membros diretamente em feiras e eventos, bem como estabelecer networking dos membros com possíveis parceiros.