24 fev

SABORES DO SERRO GANHAM ENDEREÇO EM BH

Casa Ávila une culinária e hospitalidade do interior com a contemporaneidade da capital mineira

 

Minas são muitas, como escreveu Guimarães Rosa. O Estado, com 588 mil km² de extensão, possui uma diversidade gastronômica e de costumes gigante. Mas algumas características do mineiro são comuns em todas as regiões: o jeito de receber os amigos, o apreço por uma boa prosa, o respeito às pessoas e às suas histórias e, principalmente, a maravilhosa cozinha. E a história de Minas Gerais fez com que a capital Belo Horizonte se tornasse um local onde todas essas tradições se encontram e convivem.

É um pouco desses costumes que a Casa Ávila quer oferecer aos clientes a partir do dia 28 de fevereiro na rua Onísio, 50, bairro Dom Joaquim. A ideia é unir o melhor dos sabores da cozinha mineira – e principalmente do Serro – e apresentá-los de uma maneira contemporânea. Receitas consagradas, como frango com quiabo, carne de panela e leitão à pururuca, receberão novas leituras para serem degustadas como tira-gosto ou em porções. Tudo isso acompanhado por uma boa cerveja artesanal, com espaço para as marcas locais.

Concebido pelos primos Tiago e Heberth Ávila, o bar traz consigo histórias e temperos de família. As lembranças da infância inspiraram uma das principais criações da casa: a cuia mineira. Trata-se de uma base feita com massa aberta, semelhante à do pastel de angu, e que traz diversos recheios inspirados em pratos tradicionais mineiros.

“Lembro do meu pai comentar da massa do pastel, leve e com um toque defumado, presente nas confraternizações da família do meu meu avô paterno José Nunes. Quisemos resgatar essa memória e incluímos recheios de frango com quiabo, palmito com pesto de baru, carne cozida com molho de frutas vermelhas, e ainda a cuia de lombo com mamão verde, que era um dos pratos preferidos da família Ávila”, ressalta Heberth.

Para garantir a qualidade e a inovação do menu, o espaço contou com a consultoria do chef Juliano Caldeira (ex-Rima dos Sabores) em todas as etapas, desde a concepção do bar até a finalização do cardápio.  “Junto com o Juliano, testamos a receita até chegar no sabor que tínhamos na memória”, destaca Tiago.

 CASA ÁVILA
Local:
Rua Onísio, 50, bairro Dom Joaquim (esquina com Via 710)
Horários: De terça a quinta-feira, das 17h à 0h; sexta-feira, de 16h30 à 1h; e sábado, de 14h à 1h.

Foto: 360meridianos