28 mar

Trade turístico se reúne com presidente da Assembleia para apresentar demandas

Representantes do trade turístico mineiro se encontraram com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus, nesta sexta-feira (22/03/19), para apresentar uma pauta de reivindicações com o intuito de fortalecer do setor gastronômico e turístico no Estado.

Participaram o presidente da Federação Convention & Visitors Bureaux (FC&VB/MG), Roberto Fagundes; o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/MG) e coordenador da Frente da Gastronomia Mineira (FGM), Ricardo Rodrigues; e o diretor da Plataforma Fartura – Comidas do Brasil e gestor do Festival de Gastronomia e Cultura de Tiradentes, Rodrigo Ferraz.

Uma das demandas discutidas foi a necessidade dos projetos para a gastronomia permanecerem na pasta de Turismo do Governo do Estado. O projeto de reforma administrativa encaminhado à ALMG pelo governador Romeu Zema, em março, prevê a incorporação das políticas de fomento à gastronomia à nova estrutura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Os representantes do setor defendem que a gastronomia mantenha o vínculo com o vetor de desenvolvimento do turismo no Estado, uma convergência que tem mostrado bons resultados nos últimos anos.

Também esteve na pauta a manutenção da autonomia das pastas de Turismo e Cultura, que, com a reforma administrativa, devem se unir para formar a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. Os representantes acreditam que, embora com pautas complementares, as pastas de Turismo e Cultura têm agendas próprias e é mais pertinente mantê-las autônomas e com orçamentos próprios.

Na oportunidade, o presidente da Assembleia, Agostinho Patrus, declarou que a gastronomia terá visibilidade em seu mandato à frente do Legislativo. O deputado anunciou que será apresentada em Plenário, nesta semana, a criação de uma Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia, que ainda terá sua pauta divulgada.